Capela de Santo Antônio, símbolo da Colônia Agrícola da Constança

100 anos da Colônia Agrícola da Constança

COLONOS CONTRATADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE LEOPOLDINA

Coluna publicada n'O Leopoldinense, 15 de março de 2009

 

Ciro Mioranza, em seu Dicionário dos Sobrenomes Italianos, ensina que SANGALLI é uma denominação oriunda de um dos vilarejos da Itália chamados San Gallo. Deriva de Gallus, gaulês, habitante da Gália. Para o autor, Gallus era um sobrenome de prestígio na sociedade romana e referia-se tanto à ave quanto à etnia gaulesa. E é sobre os Sangalli que se vai falar neste texto.

Em Leopoldina existem referências a três irmãos da família Sangalli (Zangali): Angelo Giulio, Arturo e Gioconda, filhos de Giuseppe Sangalli e Rosa Vigarò. Segundo os registros, estes três irmãos deram entrada na Hospedaria Horta Barbosa no dia 09.11.1894 e foram contratados pela Câmara Municipal de Leopoldina. Já no início do século XX, os Sangalli aparecem em vários assentos paroquiais de Leopoldina, muitas vezes com a indicação de residência na Constança. Pesquisas recentes e entrevistas com descendentes apontam que Francisco Antonio, filho de Arturo Sangalli, foi proprietário de um dos lotes da Colônia, nas proximidades do atual bairro Caiçaras.

Quanto às famílias dos três descendentes de Giuseppe e Rosa Vigarò, sabe-se que:

- Angelo Giulio Sangalli nasceu em Brughério, Milano, Lombardia, por volta de 1884. Em Leopoldina casou-se, em 1909, com Carolina Sangirolami, nascida por volta de 1887 em Montagnana, Padova, Veneto, filha de Giovanni Sangirolami e Modesta Carmelim. Deste casal localizamos os filhos: a) José Antonio, nascido em 1910, casado em 1932 com Maria Isolina Meneghetti, filha dos italianos Verginio Meneghetti e Teresa Ceoldo; b) Carmelina, nascida em 1912, casada em 1932 com Julio Celestino Bronzato, filho dos italianos Giuseppe Bronzato e Rosa Ambrosi; c) Avelina, nascida em 1914, casada em 1931 com Fortunato Gottardo, filho dos italianos Giovanni Battista Gottardo e Constantina Meneghetti; e, d) Maria Ana, nascida também em Leopoldina no ano de 1917.

- Arturo Sangalli, nascido por volta de 1888 em Brughério, em Leopoldina casou-se com Maria Stella Borella, filha dos italianos Luciano Borella e Lucia Lorenzetto. Maria Stella nasceu na Italia por volta de 1891 e, segundo depoimentos colhidos junto a familiares, seus pais foram os fundadores de uma padaria na Rua Manoel Lobato. A neta de Luciano Borella, Dona Cecilia Corradini, informou que o avô faleceu em 27.11.1920 e que os seus descendentes ainda cuidaram dessa padaria até por volta de 1926, quando alguns optaram por deixar Leopoldina definitivamente. Pelos registros paroquiais e civis de Leopoldina, Arturo Sangalli e Maria Stella foram pais de: a) Rosa Maria, nascida em 1917, casou-se com José de Azevedo Oliveira; b) Antonio, nascido em 1918 e falecido a 21 de março de 1920; c) Margarida, nascida em 1920 e falecida em Franco da Rocha-SP, em 1994. Foi casada com Ruy Tavares Rodrigues, filho de Antonio Germano Rodrigues e Maria Dietz Tavares; d) Francisco Antonio, falecido em 19.09.1998, casou-se com Regina Borges Cassagni, provável descendente de Stefano Cassagni e Rosa Sallai; e) Santina, nascida em 1923 e falecida em Leopoldina em 1999; f) Maria Helena, mãe de Helenice Sangalli Silva que se casou com José Eduardo Vargas Nogueira; g) Balbina, nascida em 1926 e falecida em Leopoldina em 1996. Casou-se com Antonio Vargas Ferreira, filho de outro do mesmo nome e de Olivia Rodrigues da Silva; h) Clara, que foi casada com Altanízio Lacerda, filho de Custódio Lacerda Filho e Etelvina Rodrigues Ferreira; e, i) Mário, nascido em 07.05.1928. Segundo Cecilia Corradini, no ano em que nasceu o neto Mário, a avó, Lucia Lorenzetto, migrou para Manhuaçu, MG.

Quanto a Gioconda Sangalli, irmã de Angelo Giulio e Arturo, até o momento sabe-se apenas que viveu na Colônia Agrícola da Constança até a década de 1940.

Luja Machado e Nilza Cantoni

 

HOME

Colunas Anteriores

ENTRE EM CONTATO

Creative Commons License
Este trabalho está sujeito a uma licença de uso: Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 License.