Capela de Santo Antônio, símbolo da Colônia Agrícola da Constança

100 anos da Colônia Agrícola da Constança

Ainda os CAMPANA, CAMPAGNA e CAMPANHA

Coluna publicada n'O Leopoldinense, 15 de novembro de 2008

 

Na coluna anterior falamos sobre os três sobrenomes do título que foram encontrados em nossas pesquisas sobre os italianos que viveram em Leopoldina. Naquela ocasião citamos os filhos de Giovanni Primo Campana e Pasqua Angela Macchina e informamos que o casal, procedente da Lombardia, teve cinco filhos na Itália e outros cinco em Leopoldina. Dos nascidos na Itália, desconhecemos a história de dois e os outros três faleceram na infância. Os filhos leopoldinenses são: João Batista (1896), Maria Laecticia (1899), Virginia (1901), Angelo (1905) e Celestina Lúcia (1910). Destes, conseguimos informações apenas sobre Maria Laecticia e Ângelo, de quem nos ocuparemos a partir de agora.

Maria Laecticia, conhecida por Dona Marieta, nasceu em Abaíba e casou-se com Giuseppe Pietro Lupatini no dia 1 de junho de 1918. Ele era filho de Giovanni Lupatini e Maria Zanetti, sendo também natural de Abaíba, onde nasceu no dia 25 de fevereiro de 1897.

O casal Maria Laecticia e Giuseppe Pietro foi proprietário, na Colônia Agrícola Constança, de um lote que tinha como vizinhos os Sampieri (Zampier), Geraldo Mota Couto, Carlos Cosine, Moacyr Alves Ferreira, Sebastião Cardoso, José Bastos de Faria Freire, Virgilio Meneghetti, Giovanni Lupatini, Giovanni Bronzato e João Pedro Campagna. Suspeitamos que este último nome seja uma alteração do original Giovanni Primo Campana, o pai de Maria Laecticia.

Maria Laecticia Campana e Giuseppe Pietro Lupatini foram pais de Maria Assunta, João Batista, José Pedro, Olívia, Elvira, Yolanda, Antonio, Edson, Oswaldo e Célia.

Quanto a Angelo Campana, o filho de Giovanni Primo e Pasqua Angela que nasceu em Leopoldina no dia 8 de maio de 1905, sabemos que se casou, em 1919 com Rosina Cassagno, que seria filha dos italianos Stefano Cassagni e Rosa Salai.

Angelo Campana e Rosina foram pais de Ilda, João Primo, Jurandir, Maria Terezinha, Natal, Selma, Vera Nice, Wilson José e Agostinho.

Ainda com o sobrenome Campana encontramos, na cidade, referências sobre Sebastiana Penha Cassagno Campana, de quem não temos confirmação de filiação.

Com o sobrenome CAMPAGNA temos os descendentes do italiano Felice Antonio  CAMPAGNA, encontrado nos registros da Colônia Agrícola da Constança.

Felice procedia da província de Potenza, região da Basilicata, e era casado com a também italiana Carmina Marzilio. Ocupou o lote número 6 no dia 21 de junho de 1911.

Este casal, segundo descobrimos, veio da Itália com pelo menos os filhos Giuseppe e Nicola, este nascido a 3 de junho de 1893 no comune de Picerno, em Potenza, Basilicata. Em Leopoldina nasceram os filhos: Roque (1897), Lucia (1899), Margarida (1902), Maria (1904), João (1906), Fortunata (1908), Tomaz (nascido e falecido em 1910), Geraldo (1911) e uma outra filha de nome Maria, nascida e falecida em 1908, provavelmente gêmea de Fortunata.

Dos filhos brasileiros de Felice Antonio e Carmina sabemos que Margarida casou-se em 1924 com Rafael Esposito e que Geraldo (Geraldino) casou-se com Maria Fofano, filha dos italianos Carlo Batista Fofano e Amabile Stefani, também residentes na Colônia Agrícola da Constança.

Quanto aos filhos italianos, com a ajuda de Sueli Campagna de Oliveira, neta de Nicola, soubemos que ele se casou no dia 28 de abril de 1928 com Ernestina Fofano, filha de Paschoal Domenico Fofano e Oliva Meneghetti. Nicola e Ernestina foram pais de Maria Luiza Campagna que se casou a 3 de novembro de 1952 com Teófilo Machado de Oliveira, natural de Vista Alegre, filho de Antonio de Oliveira Filho e Dejanira Machado.

Para finalizar, queremos apresentar nossos agradecimentos aos colaboradores: netos de Maria Laecticia Campana; senhora Sueli Campagna de Oliveira e seu marido Rogério Arantes Queiroz; Elisabeth Dorigo de Oliveira. Através de cópias de documentos, depoimentos e dados que nos forneceram, pudemos enriquecer nosso trabalho de pesquisa.

 

Luja Machado e Nilza Cantoni

 

HOME

Colunas Anteriores

ENTRE EM CONTATO

Creative Commons License
Este trabalho está sujeito a uma licença de uso: Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 License.