Giuseppe Cantoni e Carolina Vespignani

Análise dos nomes de família

Cantoni é um sobrenome locativo, oriundo de “cantão” - denominação de regiões na suíça. Abaixo temos o brasão da família que primeiro utilizou este “apelido”. Atualmente encontramos este sobrenome em quase todas as províncias italianas, em muitas cidades americanas e em diversas cidades brasileiras, especialmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

 

 Alti é sobrenome bem menos incidente do que Cantoni, parecendo ter sua origem em pessoas de elevada estatura. Na Itália de hoje podemos encontrar famílias com este sobrenome na Toscana e no Piemonte. No Brasil, embora tenhamos localizado uma família Alti imigrando no final do século dezenove, sob contrato com a província de Minas Gerais, não localizamos atuais usuários do sobrenome.

Vespignani é sobrenome de grande importância para as artes italianas, especialmente nos séculos XV e XVI, já que desta família são originários pintores, escultores e arquitetos. É encontrado na assinatura de diversas obras de arquitetura religiosa antiga. Hoje ainda é encontrado na Emilia Romagna, no Lazio e mais esporadicamente no Veneto. Fora da Itália, temos encontrado famílias Vespignani na Argentina e nos Estados Unidos.

Marculiani é outro sobrenome de pouca incidência, não se tendo encontrado, até o momento, o seu significado.

Giovanni e Giuseppe são nomes de devoção. Giovanni, Giovanna, Gianni e Gianna homenageiam a João que, em hebraico significa “merecedor da misericórdia divina”. Giuseppe, Giuseppina, Beppe, Pippo homenageiam a José que, em hebraico, significa “merecedor de acréscimo divino”.

Filipo é nome de origem grega que significa “amante de cavalos”.

Maria é nome de origem latina, transmitido pela civilização etrusca à região da Umbria.

Emilia tem sua origem também nos etruscos, cujo significado parece ser “estar próximo”. Muito encontrado na forma masculina – Emilio, pode ter sido uma homenagem de Giuseppe e Carolina à sua região de origem.

João terá sido, possivelmente, homenagem ao pai de Giuseppe.

© nilza cantoni ®

Creative Commons License
Este trabalho está sujeito a uma licença de uso: Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 License.

HOME