Família Ziller em Leopoldina

Nos livros de batismos números 14 e 15, de Leopoldina, identificamos um casal imigrante que permanece com poucas informações. Trata-se de Giovanni Trentino Ziller e Luigia Gazzoni, pais de:

        – Angelina, nascida no dia 18 de janeiro de 1913 e batizada aos 16 de março do mesmo ano;

        – Abigail, nascida aos 11 de março de 1914 e batizada no dia 8 de setembro do mesmo ano.

Em contato com pesquisadores do Rio Grande do Sul, soubemos que por volta de 1825 nasceu Giovanni Battista Ziller no Trento, região Trentino Alto-Adige. Era filho de Giuseppe Ziller e Orsola Dattalini.

No dia 15 de setembro de 1847 Giovanni casou-se com Maria Cattarina Zamboni em Arsio, comune da província do Trento. Ela nasceu no dia 26 de junho de 1825 em Brez, na província do Trento. Sabe-se que descendentes de Giovanni Battista Ziller e Maria Cattarina Zamboni passaram ao Brasil, provavelmente Rio Grande do Sul, e que o casal teve um filho homônimo do pai que foi mandado ao seminário, ainda na Itália.

Por coincidência, no batismo da Angelina, após o nome da mãe consta a expressão: "Nota: Pater est sacerdos catholicus secularisatus". No batismo da filha Abigail, após o nome do pai consta a expressão: "sacerdos catholicus secularisatus"

O casal Giovanni Battista Ziller e Luigia Gazzoni foi padrinho de batismo de Luiz, filho de Pedro Leonello e Virginia Sellegerin, em dezembro de 1914. Pelos sobrenomes, parece que os pais de Luiz também eram imigrantes italianos.

Reunindo outras informações, observamos que a provável mãe do Giovanni Battista Ziller que viveu em Leopoldina tinha o sobrenome Zamboni, que é o mesmo do padrinho de Angelina Ziller, batizada em Leopoldina: Rochi Zamboni. Este personagem pode ser da família de Pietro Zamboni que passou ao Brasil em 1896, radicando-se em Mar de Espanha.

Parece que Giovanni Battista Ziller, ex-padre, foi professor do Ginásio em Leopoldina, onde era tido como austríaco. Mas até o momento nada mais conseguimos apurar.

Desde já agradecemos se algum leitor puder nos fornecer pistas para ampliar as informações sobre esta família.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Share on Tumblr

4 thoughts on “Família Ziller em Leopoldina

  1. RAQUEL DUARTE ZILLER FAGUNDES

    Trata-se de Giovanni Trentino Ziller e Rosa Leonello Ziller (segundo casamento) são pais da minha avó Albina Ziller Fagundes.
    As filhas citadas do primeiro casamento ja são falecidas.
    O endereço para contato é Belo Horizonte
    Qualquer informação envie-me um email

  2. Zilmar Ziller Marcos

    Filho de Angelina
    De: Zilmar Ziller Marcos

    Nos livros de batismos números 14 e 15, de Leopoldina, identificamos um casal imigrante que permanece com poucas informações. Trata-se de Giovanni Trentino Ziller e Luigia Gazzoni, pais de:

    – Angelina, nascida no dia 18 de janeiro de 1913 e batizada aos 16 de março do mesmo ano;

  3. cantoni Autor do post

    Olá Raquel
    Por favor, informe quando e onde ocorreu o segundo casamento de Giovanni Trentino Ziller. A segunda esposa era tb imigrante?
    Obrigada,

  4. cantoni Autor do post

    Obrigada, Zilmar. Já inseri seu nome na ficha de Giovanni Trentino Ziller. Vc sabe quando seu avô saiu de Leopoldina?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.