2ª PARTE

"... Manoel Antônio de Almeida (o pioneiro) para aqui veio acompanhado de muitos escravos eVersão Original do livro de Mauro de Almeida Pereira parentes..."

(ob. Cit. - Francisco de Paula Ferreira Rezende)

Como bem frisei no início desta obra, embora sejam muitos os Almeidas, Britos e Netos que para aqui vieram com o Comendador Manoel Antônio de Almeida, somente os descendentes deste pioneiro foram objeto das relações apresentadas na primeira parte deste livro.

Dentre os parentes que vieram com o pioneiro ou por sua influência, vamos nos referir, entretanto, a dois deles, pelo menos, que tiveram expressiva radicação em Leopoldina, vindos, ambos de Ibitipoca - MG: Antônio Prudente de Almeida e Manoel Thomaz Pereira de Almeida.

De Antônio Prudente de Almeida, examinei o inventário e o testamento, relacionando grande número de seus descendentes. Tenho notas de seu falecimento e de sua ligação com as família Oliveira, Ramos, Rodrigues e outros antigos troncos leopoldinenses; foi curador dos filhos de Romão Pinheiro Corrêa de Lacerda (Maço 34, 1º Ofício de Leopoldina - MG). Verifiquei tratar-se, também, de varão de vasta descendência. VER GENEALOGIA ATUALIZADA

De Manoel Thomaz Pereira de Almeida, sobrinho do pioneiro e meu bisavô, não encontrei o seu registro de óbito de vez que por ocasião da epidemia, Leopoldina passou vários anos sem o Registro de Óbito. Era casado com Joaquina Eucheria de Almeida, tendo deixado os seguintes filhos: VER GENEALOGIA ATUALIZADA

A - Lino José de Almeida - (meu avô)

B - Cândido José de Almeida

C - Inácia Pereira de Almeida

D - Carlos de Assis Almeida

E - Carlota de Almeida (Dondona)

F - Maria José Pereira de Almeida, radicados em Leopoldina

G - dois outros filhos, que se radicaram em Ibitipoca (Comarca de Barbacena - MG)

.. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. ..

Lino José de Almeida foi casado com Antônia Carolina Pereira Pinto (minha avó Antoninha), que tem o seu costado paterno de Carlos Pereira Pinto e Francisca Augusta e materno de Antônio Felisberto da Silva e Francisca Rosa de Jesus, de Bambuí, Baependi e Ouro Preto - MG (1780/1810), constituindo quadros completos em meu poder, que se referem especialmente à minha família não incluída diretamente nesta publicação.

Da família dos Pinheiro de Lacerda, destacaram-se dois vultos: - Romão e Francisco Pinheiro de Lacerda.

O primeiro acima referido, ligado à família de Antônio Prudente. O segundo (Maço 25, 1º Ofício de Leopoldina - MG), que foi casado com uma filha de outro dos primeiros moradores de Leopoldina - JOAQUIM FERREIRA BRITO - um dos doadores do Patrimônio de São Sebastião de Leopoldina. A mulher de Francisco Pinheiro de Lacerda - Dona Mariana Maria de Macedo, era irmã do Capitão João Gualberto Ferreira Brito.

DETALHES E REFERÊNCIAS

Os detalhes a respeito de datas de nascimento, casamentos e óbitos da maior parte das pessoas mencionadas neste livro, constituirão, para o leitor, objeto de simples consulta aos registros existentes, em boa ordem, nas Paróquias e nos Cartórios de Leopoldina e nas localidades vizinhas ou indicadas; tornaram-se, pois, dispensáveis a eles referir-se, de um modo geral. Em cada quadro há sempre, porém, uma ligeira indicação sobre a localidade em que se acha radicado o grupo familiar respectivo.

Entretanto, para facilitar a consulta, o encerramento deste trabalho se faz por um índice alfabético das 300 famílias mais diretamente ligadas aos descendentes do pioneiro Manoel Antônio de Almeida.

VOTOS DE LOUVOR

A Câmara Municipal de Leopoldina - em reunião realizada em 15 de março de 1965, por indicação do Vereador Gustavo Monteiro de Castro Júnior, aprovou por unanimidade um voto de louvor pela feitura deste livro.

A Câmara Municipal de Recreio - em sessão realizada em 29 de julho de 1965, a requerimento do Vereador Miguel Andries, votou também por unanimidade louvor pela obra.

As duas iniciativas oficiais e as manifestações particulares nesta região da Zona da Mata de Minas Gerais, a respeito deste trabalho, dá-nos, antecipadamente, a convicção do proveito e da oportunidade deste livro.

M.A.P.

"... a obra de Mauro de Almeida Pereira interessa à História de Minas Gerais, de que a Genealogia é importante departamento.

     

  1. José Guimarães Alves - ex-Diretor da Imprensa Oficial de Minas Gerais."

INFORMAÇÕES FINAIS

Para melhor adequação ao formato de apresentação deste livro, em meio eletrônico, optamos por remeter os leitores à página "Filhos do Casal Pioneiro", a partir de onde os nomes poderão ser localizados através do comando Editar / Localizar do browser.

Ao disponibilizar esta obra para todos os pesquisadores, informamos que outras informações poderão ser obtidas por e-mail.

INDICE

 
 

CONHEÇA OS QUADROS GENEALÓGICOS ATUALIZADOS

 
ASSUNTOS

DESTE SITE

HISTÓRIA

ARTIGOS

IMAGENS

GENEALOGIA

LIVROS

SUBSÍDIOS

FALE CONOSCO

Leopoldina

Piacatuba

Documentos

Colônia

Recontos

Família

Colonos

Ilhas das Flores

Almeida Ramos

Cantoni

Dietz

Ferreira Brito

Italianos

Leopoldinenses

Almeidas

Logradouros

Bibliografia

Registro de Estrangeiros

Vapores