APRESENTAÇÃO DESTA EDIÇÃO ELETRÔNICAVersão Original do livro de Mauro de Almeida Pereira

É com grande prazer que coloco à disposição dos internautas do mundo todo, o meu livro OS ALMEIDAS, OS BRITOS E OS NETOS EM LEOPOLDINA MG.

Pelo interesse de meu primo Moacyr Rodrigues de Almeida e sua filha Nilza, temos a continuidade dos estudos sobre os pioneiros da cidade de Leopoldina, agora pela internet.

Em seguida serão colocados no ar meus trabalhos subseqüentes, LAÇOS GENEALÓGICOS DAS FAMÍLIAS PEREIRA PINTO, ALMEIDA, PEREIRA E PAVANELLI e outras pesquisas não publicadas.

Como filhos da terra, queremos dar a todos a oportunidade de conhecer aqueles que povoaram nossa cidade.

Leopoldina, março de 1999

(a) Mauro de Almeida Pereira

PREFÁCIO DA PRIMEIRA EDIÇÃO

Este livro de Mauro de Almeida Pereira não é literatura. É pesquisa séria e competente para fixar um dos aspectos da formação de Leopoldina, qual o da linhagem de um dos seus autênticos pioneiros. A obra tem, assim, o valor de documentação histórica. Por outro lado, é tributo que se presta à grande e ilustre família dos Almeidas, que vem contribuindo, há mais de século, para o progresso da comunidade Leopoldinense. Onde quer que se encontre uma iniciativa proveitosa, lá estará certamente um descendente dos Almeidas, lutando bravamente.

Nossa terra, se não pode exibir grandes feitos, tem pelo menos o privilégio de apresentar-se desde os seus primórdios como uma sociedade civilizada e pacífica, respeitadora das leis e dos bons costumes, amante do trabalho e do estudo, virtudes que ao longo dos anos construíram a cidade culta e progressista de nossos dias. Tudo isso, devemos a homens como o Comendador Manoel Antônio de Almeida e seus descendentes que aqui chegaram para ficar, abrir lavouras, criar família e lançar as bases da urbs que é hoje justo orgulho de todos nós, os seus filhos.

A edição da obra pela Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais é o reconhecimento público de seu valor e oportunidade.

Mais do que quaisquer palavras que eu pudesse invocar em favor desta genealogia, falam as páginas carinhosamente investigadas deste livro, escrito por ilustre descendente dos valorosos Almeidas de Leopoldina. Para homenagear Mauro de Almeida Pereira nada melhor do que lê-lo e guardá-lo ciosamente na biblioteca.

(a)Clóvis Salgado.

INDICE

 
 

CONHEÇA OS QUADROS GENEALÓGICOS ATUALIZADOS

 
ASSUNTOS

DESTE SITE

HISTÓRIA

ARTIGOS

IMAGENS

GENEALOGIA

LIVROS

SUBSÍDIOS

FALE CONOSCO

Leopoldina

Piacatuba

Documentos

Colônia

Recontos

Família

Colonos

Ilhas das Flores

Almeida Ramos

Cantoni

Dietz

Ferreira Brito

Italianos

Leopoldinenses

Almeidas

Logradouros

Bibliografia

Registro de Estrangeiros

Vapores