CONCLUSÃO DA PRIMEIRA PARTEVersão Original do livro de Mauro de Almeida Pereira

Muitas vezes restringimos nossos registros até as linhagens mais conhecidas do Comendador.

Neste trabalho não houve outras pesquisas sobre os demais Almeidas, parentes do Comendador, porque então seria ocupação para muitos anos; e a minha intenção é de preocupar-me com este levantamento somente por um certo tempo.

A linhagem do Comendador vem de seus pais, alcançando com isso dois séculos. Dos doze filhos do seu casamento com Rita Esméria de Jesus, dez (10) foram bem relacionados. De dois filhos, os de nºs 3 e 10, não se pôde encontrar descendência.

Quero também advertir que a maior parte dos trinetos do pioneiro está atualmente em nível de idade superior a trinta (30) anos.

Descendentes destes trinetos terão aqui a fonte de informação de seus ancestrais, cabendo-lhes a tarefa de levantar sua genealogia, relacionando os seus nomes, os de seus pais, tios, irmãos, cônjuges e de seus filhos, para completar, então, a sua árvore genealógica.

Certamente, poderíamos ir até mais duas ou três gerações à frente, para alcançarmos os últimos e mais novos descendentes dos 12 filhos do pioneiro; mas, quão volumoso seira, então, este catálogo!... Talvez abrangesse um terço da população de Leopoldina!

Por desnecessária, evitei a repetição de sobrenomes dos descendentes do pioneiro, os subtítulos, prevalecendo, naturalmente, para cada uma das pessoas mencionadas, os sobrenomes de seus pais e, para os seus cônjuges, o sobrenome de sua família.

Poderia, outrossim, registrar, nesta apresentação, um pouco da história de Leopoldina colhida em minhas buscas. Por exemplo, o deslocamento da sede da Comarca para Tebas, por ocasião da epidemia da febre amarela; a omissão, nessa época e, por vários anos, do registro de óbito na sede; a construção e demolição da matriz substituída, para um alinhamento mais em frente à ladeira, pela Catedral de São Sebastião de Leopoldina; poderia citar, assim, vários fatos, que são do meu conhecimento, tal como a trasladação do Cruzeiro da matriz (enorme e pesadíssimo) para o Morro da Forca, levado em nossas mãos por milhares de mãos de moradores desta terra. Do mesmo modo, referir-me a livros e papéis consultados, contendo documentos sobre os assuntos mais variados, escritos ou assinados por quase todos os velhos habitantes da Comarca, dentre outros, o próprio pioneiro dos Almeidas - Comendador Manoel Antônio de Almeida, seus filhos e genros - Venâncio José de Almeida e Costa, João Gualberto Ferreira Brito e parentes Antônio Prudente de Almeida, Lino José de Almeida e outros. Porém, não me alongarei nessa parte, dado o caráter estritamente genealógico deste meu trabalho.

Estou certo da existência de muitas falhas e omissões neste livro; por isso, espero seja ele apreciado mais como um esforço inicial, obra de paciente pesquisa, para que, no futuro, possa vir a ser útil aos descendentes deste tronco pioneiro de Leopoldina.

Assim concluindo entrego este meu trabalho ao conhecimento e à apreciação das pessoas que se interessam pelo assunto, aproveitando a oportunidade para dedicar estas últimas linhas à memória de um honrado descendente do pioneiro - o Major Antônio Sabino Damasceno Ferreira - (símbolo de bondade), figura respeitável, duplamente ligado ao pioneiro, que soube viver longa existência na sociedade de Leopoldina como um autêntico patriarca, segundo a minha indelével lembrança e o testemunho de tantos que o conheceram e admiraram.

CENTENÁRIO 1865-1965

Este livro foi terminado justamente no ano em que se completa o Centenário da morte de D. Rita Esméria de Jesus, esposa do pioneiro dos Almeidas, que aqui também faleceu já quase centenária.

 

Leopoldina, janeiro de 1965.

Mauro de Almeida Pereira

INDICE

 
 

CONHEÇA OS QUADROS GENEALÓGICOS ATUALIZADOS

 
ASSUNTOS

DESTE SITE

HISTÓRIA

ARTIGOS

IMAGENS

GENEALOGIA

LIVROS

SUBSÍDIOS

FALE CONOSCO

Leopoldina

Piacatuba

Documentos

Colônia

Recontos

Família

Colonos

Ilhas das Flores

Almeida Ramos

Cantoni

Dietz

Ferreira Brito

Italianos

Leopoldinenses

Almeidas

Logradouros

Bibliografia

Registro de Estrangeiros

Vapores