BANCO RIBEIRO JUNQUEIRA E PRAÇA GENERAL OSÓRIO, Leopoldina, MG

 

Por Roberto Capri, em Minas Gerais e seus Municípios. São Paulo: Pocai Weiss & Cia,, 1916 p. 237-262

A companhia “Zonna da Matta” foi fundada a 31 de julho de 1911, pelos srs. Dr. José Monteiro Ribeiro Junqueira, dr. Francisco de Andrade Botelho, dr. José Tavares de Lacerda, dr. Gabriel Monteiro Ribeiro Junqueira, dr. J. J. Rodrigues dos Santos, dr. Aristides Sica, dr. Elpidio de Lacerda Werneck, d. Abel Tavares de Lacerda, dr. Francisco Baptista de Paula, dr. Custodio Monteiro Ribeiro Junqueira, Raul Cysneito Côrte Real, Alberto de Castro Lacerda, Marco Aurelio Aurelio Monteiro Monteiro de Barros, Roque Domingues de Araújo, José Botelho Reis, José Ribeiro Junqueira, António de Andrade Ribeiro, Joaquim Candido Ribeiro, Antonio Monleiro Ribeiro Junqueira, Olympio Ribeiro Junqueira, Domingos Ribeiro e Emílio Hirsch.

Extraordinário é o desenvolvimento que tem tido a companhia. Fundando uma sucursal na Capital, entregou-a á segura direcção do sr. dr. Leon Roussoulières, o qual, auxiliado pelo sr. dr. Antonio de Andrade Botelho, deu-lhe o maior incremento possivel, sobretudo na parte referenle a construcções. A "Zona da Matta" até o anno de 1913, em dois annos apenas, entregou já a seus associados, 35 casas tendo ainda para cima de 70 em construcção, concorrendo assim poderosamente para o constante progresso da Capital.

A "Zona da Matta" concluiu também construcções em Cataguazes, em Rio Branco e S. João Nepomuceno.

Teve seus estatutos approvados pelo dec. n. 9154, de 29 de novembro de 1911, e começou a operar em 19 de maio de 1912, em virtude de auctorização expressa na carta-patente n. 55.

Tendo renunciado o cargo de thezoureiro o sr. José Botelho Reis, que passou a fazer parte do Conselho Fiscal, foi eleito para aquelle logar o sr. dr. Francisco de Andrade Botelho

Nos baixos do edifício da "Zona da Matta", em Leopoldina funcciona a Agencia Bancaria, dos srs. Ribeiro Junqueira, Irmão & Botelho, creada em 1912, sendo relevantes os auxílios que vem prestando ás industrias, á lavoura e ao commercio, em geral.

Na imagem acima, apenas o prédio do Zona da Matta em 1916. Na imagem inferior, já com o prédio vizinho para onde mudou-se a sede do então Banco Ribeiro Junqueira

 
 
     
 
     
 
     
 

VOLTA

www.cantoni.pro.br